SIC.PA
                                                    Serviço de
                                                    Informação ao
                                                    Cidadão

                   

Contraste:

  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Zoom:

  • Increase
  • Decrease
  • Normal

Current Zoom: 100%

Superintendente

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosinaldo da Silva Conceição, de 49 anos, assumiu o cargo de superintendente do Sistema Penitenciário do Estado do Pará, no dia 01 de junho de 2017. O titular da pasta ingressou na Polícia Militar do Pará no ano de 1990. É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia e tem pós-graduação em Segurança Pública, Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Foi promovido ao posto de coronel da PM em 21 de abril de 2017. Já atuou na Companhia Independente de Rádio Patrulha, no 14º Batalhão de Capanema, no 11º Batalhão de Capanema, foi instrutor da Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, subcomandante da 1º BPM da Capital, comandante do 20º BPM da Capital, comandante do Batalhão de Polícia Tática de Ronda Metropolitana (ROTAM), subcomandante do Comando de Missões Especiais da PMPA e titular do Comando do IX Policiamento do Baixo Tocantins.
A trajetória do superintendente na Susipe começou no exercício da função de vice-diretor do extinto Presídio São José Liberto, e prosseguiu nos cargos de vice-diretor do Presídio Estadual Metropolitano I, diretor da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, diretor do Centro de Recuperação Penitenciário I, diretor do Núcleo de Segurança Institucional da Susipe, diretor do Núcleo de Administração Penitenciária da Susipe, coordenador-geral e, por último, diretor-geral penitenciário da Susipe.
O superintendente da Susipe tem experiência na prática de ensino da Universidade da Força Aérea, capacitação de instrutores na Universidade de Santa Catarina, além de cursos de negociação e resgate de reféns em ocorrências de alto risco, gerenciamento de crises em ocorrências policiais, combate urbano, técnicas de comunicação táticas para forças e corpos de segurança, atendimento pré-hospitalar em área de combate (APH Tático), assalto tático em unidades prisionais, missões de combate, operações em áreas urbanas, arrombamento tático, mecânico e balístico com emprego de explosivos, combate em ambientes confinados, operações veiculares e patrulhamento de fronteiras. 
Foi ainda gerente operacional do Gabinete Militar do Ministério Público do Pará, além de membro do corpo docente do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), na disciplina de Segurança Penitenciária e Gerenciamento de Crises em unidades prisionais e consultor de Gestão em Unidades Prisionais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (RO).

Condecorações:

- Medalha de Bons Serviços Metal Bronzeado;

- Medalha de 20 anos Metal Prateado;

- Medalha do Mérito Tiradentes;

- Medalha do Mérito "Coronel Fontoura";

- Medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Alepa;

- Medalha Antônio Lemos, concedida pela Guarda Municipal de Belém;

- Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, concedida pela Prefeitura Municipal de Belém;

- Medalha do Mérito Policial Civil, concedida pela Polícia Civil do Pará.

SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
Rua dos Tamoios, 1592  -  Batista Campos  -  CEP 66033-172 - Belém/ PA
FONE: (91) 3239 4210