Notícias

Notícia | em 21/03/2019

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), por meio da Diretoria de Logística e Patrimônio (DLPI) encaminhou, nesta quinta (21/3), ao Núcleo de Projetos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), um plano estratégico de ações a serem executadas para melhorar o sistema prisional em quatro anos de governo.

Notícia | em 21/03/2019
Na manhã desta quinta-feira, 21, na Unidade Básica de Saúde do Complexo de Santa Izabel, técnicos de enfermagem e enfermeiros das dez unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel participaram de um treinamento para construção do fluxo de entrada aos presos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e HIV+.
 
Notícia | em 21/03/2019

Membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentaram, nesta quarta-feira, 20, ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e a órgãos ligados ao Sistema Carcerário, o Programa Justiça Presente. O programa foi desenvolvido para o enfrentamento da crise no sistema penal e idealizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A reunião ocorreu no prédio-sede do Judiciário paraense.

Notícia | em 20/03/2019

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) realizou nesta quarta-feira (21/3), o primeiro teste de transmissão das vídeo-audiências para presos com o Tribunal de Justiça do Pará. O projeto piloto visa modernizar as audiências penais no Estado, em parceria com as Varas Criminais.

 

Notícia | em 20/03/2019
O secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos e o diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson de Souza, estiveram ontem (20/3), no estado de Minas Gerais, para uma visita técnica ao Complexo Penitenciário Público - Privado (CPPP) e à Assossiação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), no Centro de Reintegração Social (CRS) de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.
 
Notícia | em 19/03/2019
O reforço na segurança para revista no acesso de visitantes e servidores, em unidades prisionais do Estado tem sido intensificado pela Susipe com o uso de um scanner corporal (body scanner). 
O equipamento para a revista dos visitantes e também servidores da Susipe que atuam nos centros de detenção é o mesmo usado em aeroportos internacionais.
 
Notícia | em 18/03/2019
A Justiça autorizou a saída temporária da Semana Santa, a partir de hoje (18/3), para 1.514 presos custodiados pela Susipe. Desse total, 1.397 são da Região Metropolitana de Belém (RMB) e 117 do interior do Estado. O benefício, concedido pela Justiça, destina-se somente aos apenados do regime semiaberto. O retorno deve ocorrer em sete dias.
 
Notícia | em 18/03/2019
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) autorizou a liberação de R$ 7,1 milhão de reais do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), na modalidade fundo a fundo, para a primeira etapa de obras na Colônia Agrícola Penal de Santa Izabel (CPASI), que custodia presos do regime semiaberto. O projeto prevê a geração total de 400 novas vagas prisionais na CPASI, para reduzir o déficit carcerário e reforçar a segurança na unidade prisional. 
 
Notícia | em 18/03/2019

Uma reunião na manhã desta segunda-feira, 18/3, na sede da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) com representantes do poder Judiciário, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública discutiu metas e planejamentos para a reestruturação do sistema prisional paraense por meio da reinserção social e emprego da mão de obra carcerária.

Durante o encontro foram alinhavadas ações para o desenvolvimento de projetos e ações de reinserção social, com o objetivo de envolver os presos em atividades laborais e educativas.

Notícia | em 16/03/2019
O agente prisional Bruno Rafael Soares do Nascimento foi preso em flagrante, na manhã deste sábado (16), durante a troca de turno na Central de Triagem da Cremação (CT), em Belém. O servidor estava com uma grande quantidade de substâncias entorpecentes. Durante a troca de plantão todos os agentes prisionais passam por uma revista (um procedimento padrão) quando foi detectada a presença da droga dentro da mochila do agente prisional.