Órgãos da Segurança Pública reúnem com a Comunidade da Vila de Americano

Na manhã desta terça-feira (05), representantes da vila de Americano, distrito de Santa Izabel, reuniram-se com os secretários Jarbas Vasconcelos (Susipe) e Ualame Machado (Segup), representando o Sistema de Segurança Pública do Estado. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado de Segurança Pública.

O encontro tratou de medidas que foram tomadas para a redução da criminalidade naquele distrito e novas ações para minimizar os problemas ao entorno da comunidade – propostas que foram inicialmente tratadas em reunião realizada, no dia 16 de janeiro, com a equipe de segurança do governo. Durante o encontro de hoje, os representantes dos moradores locais relataram que as medidas prometidas na reunião anterior, para ampliar a segurança na comunidade, foram executadas e surtiram efeito positivo.

“Viemos agradecer à segurança pública, à Susipe e ao Governo do Pará, por estar dando atenção especial para à vila de Americano. Depois da primeira reunião, nós já recebemos uma viatura para a Polícia Civil e uma para a Polícia Militar, houve um aumento no efetivo das polícias também. Isso já causou um impacto positivo muito grande na nossa comunidade, o nível de criminalidade praticamente zerou, o resultado foi positivo”, disse Alan Santos, representante da Associação de Moradores da Vila de Americano, agradecendo pelas ações. Ele espera mais ações benéficas para a comunidade. “Queremos que a parceria com a Susipe continue, nós temos uma grande produção da agricultura familiar e seria muito bom poder vender nossos produtos para a Susipe”, conclui Alan.

Dentre as medidas que foram tomadas, a Susipe se comprometeu em aumentar o rigor no controle de presos, bem como nas medidas disciplinares em casos de falta grave do detento, além do remanejamento de recursos para a reforma da Colônia Penal de Santa Izabel (CPASI). Jarbas Vasconcelos, secretário extraordinário de Assuntos Penitenciários, falou das primeiras mudanças.

“A reunião que tivemos em janeiro passado com os moradores da Vila de Americano coincidiu com o início da operação Opus. Em janeiro de 2018, houve 265 fugas no Complexo Penal de Santa Izabel. Hoje, depois da operação Opus, registramos apenas 41 fugas. Isso significa que estamos trabalhando e reduzindo o número de eventos e tentativas de fuga de todo sistema prisional paraense”, afirmou Jarbas Vasconcelos.

Ele disse que, hoje, está se cumprindo a Lei de Execução Penal. “Pela primeira vez, nós prendemos os presos que foram encontrados fora da Colônia Agrícola, cometendo delitos próximo à comunidade de Americano. Para esses, estamos abrindo processo disciplinar penal e ocorrência policial, pelo crime que cometeram. Eles foram colocados em celas de isolamento, com suspensão preventiva dos direitos por dez dias e tiveram regressão de regime”.

Aos representantes da vila de Americano, Jarbas afirmou que a Polícia Militar está realizando rondas diárias ao redor do Complexo de Santa Izabel. Finalmente, ele disse que o governador Helder Barbalho também autorizou investimento na estrutura física da Colônia Agrícola e a mudança da Susipe em secretaria de estado.

Por Assessoria de Comunicação / Foto: Akira Onuma