Conquistando a Liberdade: internos realizam trabalhos de limpeza e pintura dos Complexos Penitenciários de Marituba e Santa Izabel

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
Com o objetivo de melhorar a segurança, vigilância e estrutura nos Complexos Penitenciários de Marituba e Santa Izabel, um grupo de 33 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, que participam do projeto “Conquistando a Liberdade”

Com o objetivo de melhorar a segurança, vigilância e estrutura nos Complexos Penitenciários de Marituba e Santa Izabel, um grupo de 33 internos da Colônia Penal Agrícola  de Santa Izabel, que participam do projeto “Conquistando a Liberdade” está fazendo a limpeza, capina e arborização da área externa dos presídios de Marituba e Santa Izabel, além da pintura e revitalização estrutural das casas penais. As ações começaram no início de janeiro e deve virar rotina para manter as unidades prisionais de todo o Estado limpas e pintadas.

Conquistando a Liberdade

O projeto “Conquistando a Liberdade” é promovido pela Susipe, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), SEDUC, Propaz e Polícia Militar. Inicialmente era desenvolvido nas escolas da rede pública estadual de ensino, onde os detentos realizavam serviços de limpeza, poda de árvores, reparos nas redes elétricas e hidráulicas e consertos de cadeiras e mesas. Atualmente, o projeto também atende as próprias unidades penitenciárias paraenses.

O “Conquistando a Liberdade” atua na prevenção da violência, ajudando o detento a voltar ao convívio com a sociedade, além de reduzir a pena por meio do trabalho. O preso recebe o benefício da remição de um dia da pena a cada três participações, direito garantido pela Lei de Execuções Penais. O projeto já chegou a 18 municípios paraenses e é reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça como referência no país na área de reinserção social de presos, além de ter sido um dos 18 projetos premiados entre os mais de 460 inscritos no Prêmio Innovare.

Por Melina Marcelino | Foto: Akira Onuma (Ascom/ Susipe)