SIC.PA
                                                    Serviço de
                                                    Informação ao
                                                    Cidadão

                   

Contraste:

  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Zoom:

  • Increase
  • Decrease
  • Normal

Current Zoom: 100%

Detentas são qualificadas pelo Senac para o mercado de trabalho

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
Durante o curso as reeducandas aprenderam todas as atividades relacionadas a ações que passam pelo departamento de pessoal, como geração de folha de pagamento, descontos sobre vencimentos, tipos de contrato, entre outras atribuições do setor.

Um total de15 detentas do regime fechado e semiaberto, custodiadas pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) no Cento de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua, participaram do curso “Práticas de Departamento Pessoal”, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Foram duas semanas de curso, com uma prova objetiva ao final, para avaliar o desempenho das reeducandas.

O curso, com carga de 40 horas, prepara profissionais para atuar em empresas de diversos segmentos, relacionando os conceitos a situações práticas e abordando as tendências e perspectivas da profissão.

“É um curso muito bom e bastante procurado no Senac. É uma ótima oportunidade para as detentas se qualificarem profissionalmente e, ao saírem daqui, estarem aptas para entrar no mercado de trabalho. Elas irão receber um certificado comprovando a qualificação profissional”, destacou Marineth Pires, instrutora do Senac.

Durante o curso as reeducandas aprenderam todas as atividades relacionadas a ações que passam pelo departamento de pessoal, como geração de folha de pagamento, descontos sobre vencimentos, tipos de contrato, entre outras atribuições de quem trabalha nesses setores.

A detenta Renata Santos do Amaral, de 28 anos, tem o sonho de fazer o curso de Administração e trabalhar em uma grande empresa de Recursos Humanos. Para ela, o curso de departamento de pessoal foi uma oportunidade de conhecer melhor como funciona o meio administrativo.

“Sempre tive o sonho de trabalhar em uma grande empresa na área de administração ou contabilidade, mas eu desconhecia como era a rotina em um lugar desse. Aqui tivemos um pouco dessa experiência. Fico feliz de ter uma oportunidade como essa aqui dentro, pois é um incentivo pra gente procurar fazer o que gosta e também descobrir se realmente tem afinidade com a área”, disse a detenta.

Para Fernanda Oliveira, de 28 anos, o curso é uma possibilidade de mudar de vida. Ela já faz planos para começar 2018 com novos objetivos e desafios. “Acho que todos os cursos que são oferecidos pra gente dentro do presídio são válidos e servem para que possamos ver em qual área nos encaixamos. Eu não tinha conhecimento da área administrativa e acabei me identificando, seria algo em que com certeza eu trabalharia quando saísse daqui. Quero me aprimorar cada vez mais enquanto estiver aqui dentro e descobrir mais coisas que gosto de fazer”, avaliou a detenta.

Por Giullianne Dias | Foto: Akira Onuma (Ascom/ Susipe)
Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará

SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
Rua dos Tamoios, 1592  -  Batista Campos  -  CEP 66033-172 - Belém/ PA
FONE: (91) 3239 4210