Diretores da Susipe viajam para vistoria em Redenção

Uma equipe composta por diretores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) viajou para Redenção, no sul do Pará, na manhã desta quarta-feira (15), para vistoriar o Centro de Recuperação Regional de Redenção (CRRR) e verificar quais medidas emergenciais precisam ser tomadas.

Estão em viagem o diretor da Cadeia de Jovens e Adultos, Ringo Alex que vai representando a Diretoria de Administração Penitenciária (DAP); a diretora de Execução Criminal (DEC), Fernanda Souza; Ana Paula Frias, diretora de Assistência Biopsicossocial (DAB); Ed Wilson Nascimento, diretor de Reinserção Social (DRS); e Kamila Costa, diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI). Durante a visita os diretores vão avaliar a situação atual do presídio e dos internos.

Ringo Alex, diretor da Cadeia de Jovens e Adultos, explica o objetivo da missão. “Vamos fazer um diagnóstico após o evento crítico que ocorreu no último fim de semana para que possamos reordenar alguns procedimentos e instalar os protocolos legais. Precisamos tomar providências no sentido de verificar de fato se tem necessidade de remoção de internos ou mudança de algumas situações internas”, esclarece o diretor. Ele informa que após a viagem, será feito um relatório para apresentar ao secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, as demandas que a unidade precisa.

“Vamos detectar in loco as necessidades emergenciais, como análise de processos e prontuários, perfil dos presos custodiados na unidade e verificar se tem algum pedido de transferência pendente. Algumas problemáticas não podem ser avaliadas só por telefone. Temos que ver pessoalmente como está a rotina administrativa da secretaria e como está sendo a conexão da unidade com o judiciário”, explica Fernanda Souza, diretora da DEC. Ela acrescenta que uma das atribuições da diretoria de execução criminal é prestar suporte jurídico nas casas penais, por isso, é possível que o projeto “DEC nas Ups”, seja levado para Redenção para estreitar o relacionamento com as unidades, dedicando esforços no atendimento jurídico do apenado e na rotina administrativa da secretaria da prisão.

Na saúde, além do levantamento preliminar das necessidades da unidade, a DAB está levando medicações para os internos. “Vamos fazer um levantamento na parte da saúde. estamos levando uma técnica de enfermagem, de Belém, para dar um suporte no atendimento dos apenados de Redenção e vamos levar mais um reforço de medicação como analgésicos, antiinflamatórios e teste rápidos de HIV, hepatite e sífilis”, destaca Ana Paula Frias, diretora da DAB.

Vídeo

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) informa que tem um vídeo circulando nas redes sociais, com internos do Centro de Recuperação Regional de Redenção pedindo para serem transferidos. Segundo a Direção de Administração Penitenciária, o vídeo é do dia 23/01/2019. Esta situação já foi controlada e várias revistas já foram realizadas na unidade para impedir o acesso dos internos a aparelhos celulares.

Por: Assessoria de Comunicação da Susipe.