Notícia | em 23/05/2018

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), através da Escola de Administração Penitenciária (EAP), investe na qualificação dos servidores penitenciários de Belém e do interior do Estado. Nesta semana, a EAP iniciou o curso de Rotinas Operacionais em Ambiente Carcerário voltado para os coordenadores e chefes de segurança que atuam nas unidades penais do Estado.

Notícia | em 22/05/2018

Em uma cela na Central de Triagem Metropolitana II (CTM II) as transexuais Paula e Michelly dividem o mesmo espaço, e têm garantidos seus direitos e identidades sociais. Assim como elas, outras seis internas são amparadas pela resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que garante à população carcerária de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) o direito de preservar sua condição e resguardar a integridade física e moral nas penitenciárias de todo o País.

Notícia | em 21/05/2018

O artesanato é um dos meios utilizados para a ressocialização dos internos custodiados na Carceragem de Parauapebas (CP), no sudeste do Estado, que participam de um curso de produção de luminárias decorativas. O curso é ofertado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) em parceria com o Grupo IPÊ de Artesanato, Arte e Cultura do município e tem por objetivo capacitar os internos e promover a reintegração social deles por meio do trabalho.

Notícia | em 17/05/2018

O Centro de Detenção Provisória de Icoaraci (CDPI) passa a contar, a partir desta quinta-feira (17), com uma brinquedoteca. O espaço foi equipado por meio de uma parceria entre a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e o Departamento Nacional Penitenciário (Depen), com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar e resgatar o convívio entre os filhos de pais de presos custodiados no Estado.

Notícia | em 16/05/2018

Em fevereiro deste ano, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu conceder Habeas Corpus coletivo para que mulheres grávidas e mães de crianças de até 12 anos que sejam presas provisórias (ainda não condenadas pela Justiça) tenham o direito de ficar em prisão domiciliar para cuidar dos filhos até que tenham o seu caso julgado.

Notícia | em 14/05/2018

Uma marcenaria instalada no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), em Belém, é mais uma das oportunidades de qualificação da mão de obra carcerária no Pará. O projeto, iniciado há 15 anos, já profissionalizou mais de 100 internos do regime fechado custodiados na unidade prisional pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). Atualmente, 11 internos fazem parte do grupo que trabalha na confecção de móveis em madeira MDF.

Notícia | em 14/05/2018

Há dois anos, Alcione do Socorro visita o filho, que cumpre pena no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), no Complexo Penitenciário de Marituba (Região Metropolitana de Belém). Todos os sábados, ela sai do município vizinho de Benevides, e aguarda por até três horas um ônibus passar para levá-la à penitenciária.

Notícia | em 11/05/2018

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) realizou nesta quinta-feira, 10, a premiação do 3º Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e que teve como tema "Mais direitos, menos grades". O evento teve por objetivo a certificação dos internos custodiados no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), que conquistaram os três primeiros lugares de todo o Brasil.

Notícia | em 08/05/2018

Um total de 50 presos custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) trabalham na limpeza e manutenção dos diversos canais que cortam a cidade de Belém. A ação faz parte do projeto “Puxirum”, desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE), em parceria com a Prefeitura de Belém, através da Sesan - Secretaria Municipal de Saneamento.