Escola de Administração Penitenciária da Susipe capacita agentes prisionais | Superintendência do Sistema Penintenciário do Estado do Pará

Escola de Administração Penitenciária da Susipe capacita agentes prisionais

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
No primeiro módulo do curso, os agentes têm aulas teóricas sobre rotinas e procedimentos operacionais no sistema prisional, Lei da Execução Penal Aplicada, direitos humanos no cárcere e prevenção e enfrentamento a situações de emergência.

Release

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), promove o curso de Rotinas Operacionais em Ambiente Carcerário para agentes prisionais, chefes de equipe e coordenadores de segurança de Belém e Região Metropolitana. O objetivo é sistematizar as práticas realizadas no sistema penitenciário identificando, com antecedência e segurança, possibilidades de crises dentro das unidades prisionais.

No total, 50 servidores estão sendo capacitados no curso, que acontece no período de 23 a 26 de julho na Escola de Administração Penitenciária da Susipe, no campus Belém. Com carga horária de 25h, as aulas são ministradas por meio de palestras com o uso de recursos audiovisuais, bem como estudos de casos, a fim de garantir uma integração entre prática e teoria. O curso busca explicar a importância do procedimento operacional padrão com o intuito de evitar falhas de vigilância, custódia, condução, escolta e revista dos presos.

No primeiro módulo do curso, os agentes têm aulas teóricas sobre rotinas e procedimentos operacionais no sistema prisional, Lei da Execução Penal Aplicada, direitos humanos no cárcere e prevenção e enfrentamento a situações de emergência. Nas aulas práticas, os agentes aprendem técnicas de condução, imobilização, intervenção e defesa pessoal no ambiente carcerário.

Mais de 1.100 agentes penitenciários já foram capacitados pela EAP no curso de janeiro a julho deste ano. Cerca de 400 servidores que atuam nas áreas administrativas e técnicas da Susipe também já foram qualificados, em cursos oferecidos pela Escola de Administração Penitenciária da Susipe somente neste ano.

Por Assessoria de Comunicação Social.