Fundação Cultural do Pará promove curso de estamparia para detentos

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
A arte da estamparia pode ser aplicada em móveis de madeira, parede, papel e tecidos. Para desenvolver a técnica, os presos utilizam papel craft, tintas de tecido, estilete, canetas e tecidos. Os detentos que participam ainda podem remir a pena.

Focando em grafismos indígenas, o curso de estamparia está sendo realizado na Central de Triagem Metropolitana III, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, com 14 internos que tiveram interesse e vontade de desenvolver suas habilidades com serigrafia. O curso começou na segunda-feira (10) e encerra dia 14/09.

A oficina é uma parceria da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), com a Fundação Cultural do Pará (FCP) e Curro Velho. Com carga horário de 30 horas aulas, os detentos participam de aulas de 09h às 12h e de 13h às 16h, com uma instrutora do Curro Velho, responsável por ensinar aos internos as técnicas de serigrafia artesanal com moldes vazados e carimbos. O foco é em estampas com grafismos indígenas que buscam valorizar a cultura amazônica.

A arte da estamparia pode ser aplicada em móveis de madeira, parede, papel e tecidos. Para desenvolver a técnica, os presos utilizam papel craft, tintas de tecido, estilete, canetas e tecidos. O planejamento do curso prevê que cada aluno escolha um desenho e realize a serigrafia em uma camisa que ficará com eles no fim do curso. Os internos ainda pintarão uma das paredes da sala de aula com os grafismos elaborados durante o curso.

A ação foi uma iniciativa da Coordenaçao de Educação Prisional da Susipe, que formou uma parceria com a Fundação Cultural do Pará. As horas dedicadas ao curso também contam para remissão da pena dos detentos, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP).

Por Assessoria de Comunicação Social

Em conformidade com a legislação eleitoral (Lei 9.504/ 1997, Lei 13.303/ 2016, Resoluções TSE - Eleições 2018), comunicamos que a Susipe suspendeu temporariamente as atualizações de reportagens e matérias institucionais neste site, e irá publicar apenas releases e notas. O atendimento a imprensa continua sendo feito normalmente pelos telefones (91) 3239-4230 e 98896-5319/ 98895-7702 e pelo e-mail: acssusipe@gmail.com