SIC.PA

• Normal

Current Zoom: 100%

Iniciativas que transformam vidas em destaque na 6ª Pará Negócios

“Avançar para Crescer”. Este é o tema da sexta edição da Feira Pará Negócios, promovida pela Associação Comercial do Pará (ACP) no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O objetivo do evento é integrar empresas da região Norte em um intercâmbio de negócios e de tendências de mercado em níveis nacional e internacional. O governo do Estado integra a programação com uma mostra de iniciativas inovadoras e que mantêm um compromisso com a responsabilidade social, com o intuito de fomentar o crescimento empresarial e ampliar a qualidade de vida dos cidadãos.

O estande do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) reúne iniciativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Imprensa Oficial do Estado (IOE), Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa), Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e Fabrica Esperança.

Entre as peças expostas chamam a atenção os pufes feitos com pneus e tecidos produzidos por alunos com deficiência na Unidade Técnica de Educação Especial (UTEES) do Distrito de Icoaraci. Um mural exibe, por meio de imagens, o passo a passo da transformação do que antes iria para o lixo, mas agora se tornou matéria-prima para objetos de decoração.

“No contraturno escolar, os estudantes participam do programa Práticas Corporais e Artes, que envolve musicalização, dança, pintura e desenho como prática de construção coletiva. Nós trouxemos essa concepção de pufes confeccionados a partir da utilização de pneus automotivos para mostrar que, além do trabalho coletivo, os alunos também estão aprendendo a reciclar e a ter responsabilidade social”, explica o professor da UTEES, Rui Barboza Junior.

Produtos elaborados por internas custodiadas no Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua, que integram a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (COOSTAFE), também estão em exposição. São bonecas, pesos para portas e produtos natalinos que encantam quem visita o estande. “São coisas muito bonitas e de qualidade, dá para perceber que tudo é feito com muito capricho. Tudo isso agregado à responsabilidade social e à política de a ressocialização, deixa o produto ainda mais especial”, avaliou a aposentada Regina Sobral.

Além de uma variedade de produtos, a Feira possui uma vasta programação de qualificação e empreendedorismo para quem busca ampliar conhecimentos e garantir um diferencial no mercado de trabalho. O The Global Leadership Summit ou simplesmente “Summit”, como é popularmente conhecido o evento, tem o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma boa liderança, de reforçar a necessidade de utilizar a influência para criar impacto social e transformar a comunidade ou o ambiente de trabalho.

O Summit é uma promoção do Instituto Aviva, entidade cristã sem fins lucrativos, e está sendo realizado pela quinta vez no estado, sendo que esta é a primeira edição que integra a Feira Pará Negócios. Segundo Clayrton Silva, coordenador do evento na Feira, a união das duas programações em um único espaço foi uma grande sacada. “A Pará Negócios é o maior evento de empreendedorismo do estado e o Summit, a maior capacitação de líderes do mundo, presente em 128 países. A união dos dois agrega valor a ambas as programações, proporcionando um encontro dos maiores líderes do mercado regional em um espaço maravilhoso como é o Hangar. Eu acredito que é uma aliança auspiciosa para o nosso estado, para uma cultura de desenvolvimento e de formação de líderes”, afirmou.

No Summit os participantes assistem a videoconferências em alta definição e com tradução. Na noite desta sexta-feira (1º), o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), Eduardo Costa ministrou uma palestra presencial sobre o tema “Novas Lideranças, Novos tempos”.

Durante a Feira, o visitante também pode acessar alguns serviços da Junta Comercial do Pará (Jucepa), como abertura, alteração e baixa de empresas. Uma das novidades trazidas pelo órgão é o Sistema Integrador Pará, agregado ao site da Jucepa, que como o nome já diz, permite a integração dos órgãos de registro e legalização no sistema, possibilitando que o empresário dê entrada e acompanhe a maioria das etapas do processo pela internet, reduzindo tempo e despesas.

A Jucepa também encerra o ano de 2017 comemorando a adesão dos 144 municípios paraenses à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o que colocou o Pará em primeiro lugar, entre os 27 estados da federação, no ranking do Projeto de Integração Nacional na Receita Federal.

A 6ª Feira Pará Negócios prossegue até o próximo domingo, 3, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Por Aline Saavedra | Foto: Akira Onuma (Ascom/ Susipe) Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará

SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
Rua dos Tamoios, 1592  -  Batista Campos  -  CEP 66033-172 - Belém/ PA