Notícias

Notícia | em 21/03/2019

Membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentaram, nesta quarta-feira, 20, ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e a órgãos ligados ao Sistema Carcerário, o Programa Justiça Presente. O programa foi desenvolvido para o enfrentamento da crise no sistema penal e idealizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A reunião ocorreu no prédio-sede do Judiciário paraense.

 

Notícia | em 20/03/2019

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) realizou nesta quarta-feira (21/3), o primeiro teste de transmissão das vídeo-audiências para presos com o Tribunal de Justiça do Pará. O projeto piloto visa modernizar as audiências penais no Estado, em parceria com as Varas Criminais.

 

Notícia | em 20/03/2019
O secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos e o diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson de Souza, estiveram ontem (20/3), no estado de Minas Gerais, para uma visita técnica ao Complexo Penitenciário Público - Privado (CPPP) e à Assossiação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), no Centro de Reintegração Social (CRS) de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.
 
Notícia | em 19/03/2019
O reforço na segurança para revista no acesso de visitantes e servidores, em unidades prisionais do Estado tem sido intensificado pela Susipe com o uso de um scanner corporal (body scanner). 
O equipamento para a revista dos visitantes e também servidores da Susipe que atuam nos centros de detenção é o mesmo usado em aeroportos internacionais.
 
Notícia | em 18/03/2019
A Justiça autorizou a saída temporária da Semana Santa, a partir de hoje (18/3), para 1.514 presos custodiados pela Susipe. Desse total, 1.397 são da Região Metropolitana de Belém (RMB) e 117 do interior do Estado. O benefício, concedido pela Justiça, destina-se somente aos apenados do regime semiaberto. O retorno deve ocorrer em sete dias.
 
Notícia | em 18/03/2019
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) autorizou a liberação de R$ 7,1 milhão de reais do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), na modalidade fundo a fundo, para a primeira etapa de obras na Colônia Agrícola Penal de Santa Izabel (CPASI), que custodia presos do regime semiaberto. O projeto prevê a geração total de 400 novas vagas prisionais na CPASI, para reduzir o déficit carcerário e reforçar a segurança na unidade prisional. 
 
Notícia | em 18/03/2019

Uma reunião na manhã desta segunda-feira, 18/3, na sede da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) com representantes do poder Judiciário, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública discutiu metas e planejamentos para a reestruturação do sistema prisional paraense por meio da reinserção social e emprego da mão de obra carcerária.

Durante o encontro foram alinhavadas ações para o desenvolvimento de projetos e ações de reinserção social, com o objetivo de envolver os presos em atividades laborais e educativas.

Notícia | em 16/03/2019
O agente prisional Bruno Rafael Soares do Nascimento foi preso em flagrante, na manhã deste sábado (16), durante a troca de turno na Central de Triagem da Cremação (CT), em Belém. O servidor estava com uma grande quantidade de substâncias entorpecentes. Durante a troca de plantão todos os agentes prisionais passam por uma revista (um procedimento padrão) quando foi detectada a presença da droga dentro da mochila do agente prisional.
 
Notícia | em 16/03/2019
 
Um grupo de 15 agentes prisionais da Central de Triagem da Marambaia (CTMA), em Belém, participaram de um treinamento de defesa pessoal, na manhã deste sábado (16), na academia de Boxe Ulisses Pereira. 
 
A ação faz parte de um projeto piloto organizado pela Susipe com o objetivo de capacitar os agentes e também elaborar um módulo de defesa pessoal como conteúdo complementar para o curso de formação agente prisional do concurso C-199.
Notícia | em 15/03/2019
A Imprensa Oficial do Estado (IOE), por meio do projeto de incentivo à leitura Livro Solidário, doou na quinta-feira, 14, um acervo composto de livros de literatura adulto para o projeto “Reinsérie – Leitura nas Unidades Prisionais”, da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe).