Obras da nova Cadeia de Jovens e Adultos são concluídas

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
Após a visita técnica, a equipe de engenharia da Susipe, vai produzir um relatório técnico com os ajustes necessários. A construtora ficará responsável em corrigir os problemas e fazer as modificações necessárias para a entrega definitiva da nova unidade.

Uma equipe formada por oito engenheiros e arquitetos da Coordenação de Engenharia e Arquitetura (CEAR), da  Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), realizou uma visita técnica, para recebimento provisório da obra da Cadeia Pública de Jovens e Adultos, nesta sexta-feira (19), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. O projeto total de área construída compreende uma instalação física de aproximadamente 1.850m², e será a maior cadeia pública do estado, com capacidade para custodiar 603 internos da Susipe e deverá ser entregue até o início de novembro.

As obras já estão concluídas e para fazer o recebimento final da construção é necessária a inspeção para garantia da funcionalidade do prédio. A equipe de engenharia da Susipe, passou o dia fiscalizando toda a estrutura predial, elétrica e hidráulica da nova cadeia. Além disso foram feitos testes de funcionamento de abertura e fechamento de portas, portões, grades, maçanetas e janelas. A visita foi acompanhada por técnicos da M.D.S Construtora e Incorporadora, empresa responsável pela obra.

Após a visita técnica, a equipe de engenharia da Susipe, vai produzir um relatório técnico com os ajustes necessários. A construtora ficará responsável em corrigir os problemas e fazer as modificações necessárias para a entrega definitiva da nova unidade prisional do Pará. A previsão é que até a primeira quinzena de novembro o presídio já esteja ativado e em total funcionamento.

A Cadeia Pública para Jovens e Adultos atenderá homens na faixa entre 18 a 29 anos e será a primeira no Pará com um centro de tratamento para dependentes químicos. No espaço serão realizadas rodas de conversas, e palestras socioeducativas, para conscientização dos jovens detentos sobre o consumo de álcool e drogas, bem como para a prevenção e tratamento químico de desintoxicação para dependentes. A casa penal contará ainda com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogos, enfermeiros, terapeutas e médicos que ficarão responsáveis por desenvolver ações que visem à reintegração social dos jovens e adultos.

A nova unidade será dividida em 11 blocos carcerários; sendo dois para visitas íntimas, dois com vivência individual, um bloco com tratamento jurídico, um com seis boxes de parlatório, um com Centro de Tratamento para Dependente Químico, um bloco com celas de triagem e três para vivência coletiva. Além disso, a Cadeia Pública para Jovens e Adultos contará com salas de aulas, laboratório de informática, espaço multiuso, parque infantil, fraldário, biblioteca, barbearia e salão de cabeleireiro.

O investimento soma mais de R$ 16 milhões, fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Atualmente, sete novas unidades prisionais estão em construção nos municípios de Abaetetuba, Paragominas, Tucuruí, Parauapebas, Santa Izabel do Pará, Tomé-Açu e Redenção e juntas irão gerar mais 2.092 vagas prisionais. Os recursos são na ordem de mais de R$ 72 milhões de reais.

Além disso, sete outras obras prisionais aguardam nova licitação e devem gerar mais 1.556 novas vagas, num total de 4.251 novas vagas ao sistema prisional paraense, aumentando a capacidade de custódia de presos de 9.364 para 13.615, reduzindo consideravelmente o déficit carcerário no Pará.

Por Assessoria de Comunicação Social

Em conformidade com a legislação eleitoral (Lei 9.504/ 1997, Lei 13.303/ 2016, Resoluções TSE - Eleições 2018), comunicamos que a Susipe suspendeu temporariamente as atualizações de reportagens e matérias institucionais neste site, e irá publicar apenas releases e notas. O atendimento a imprensa continua sendo feito normalmente pelos telefones (91) 3239-4230 e 98896-5319/ 98895-7702 e pelo e-mail: acssusipe@gmail.com