Notícia | em 19/09/2018

Release

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/PA) vão assegurar o direito ao voto de 181 presos provisórios de cinco unidades prisionais do Pará. Os detentos custodiados nos Centros de Recuperação Regional de Abaetetuba, Breves, Mocajuba, Paragominas e Redenção poderão participar do pleito nacional no próximo dia 07 de outubro, para eleger deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente .

Notícia | em 17/09/2018

Detentas custodiadas no Centro de Recuperação Feminino de Santarém (CRF) , na região oeste, participaram da última aula de revisão para as provas do Encceja PPL 2018. Cerca de 30 presas devem fazer as provas na unidade prisional de Santarém que ocorrem amanhã (18) e na quarta (19), em todo o país. No Pará, 1.501 presos estão inscritos para as provas. O exame garante a certificação de conclusão de ensino fundamental e médio de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) em todo o país.

Notícia | em 15/09/2018

Release

No período de 10 a 14 de setembro, dez internos custodiados no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), localizado no Complexo de Marituba, participaram de um curso de embalagens de presente oferecido pela Coordenadoria de Educação Prisional (CEP), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar). A capacitação faz parte das ações desenvolvidas pela Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Susipe.

Notícia | em 14/09/2018

Release

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) inaugurou nesta sexta-feira (14/9), a Central de Alvará do Polo de Santarém, em parceria com a Justiça. A descentralização da pesquisa processual tem como objetivo agilizar o cumprimento de alvarás de soltura de presos na região oeste do Estado. A Central de Alvarás de Santarém é a segunda a ser descentralizada pela Diretoria de Execução Criminal da Susipe. A primeira foi a de Marabá.

Notícia | em 13/09/2018

O superintendente do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), Michel Durans, realizou uma visita técnica na Fazenda Citropar, em Capitão Poço, na manhã desta quinta-feira (13), onde atualmente 11 detentos trabalham na lavoura de larajnas com quase dois milhões de pés da fruta.  O diretor de Reinserção Social, Ivaldo Capeloni, o diretor-geral Penitenciário, Cel Mauro Matos, além do Cel Mário Solano, do Sistema Faepa/Senar também foram recebidos pelo empresário, Júnior Zamperlini, dono da fazenda.

Notícia | em 12/09/2018

Focando em grafismos indígenas, o curso de estamparia está sendo realizado na Central de Triagem Metropolitana III, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, com 14 internos que tiveram interesse e vontade de desenvolver suas habilidades com serigrafia. O curso começou na segunda-feira (10) e encerra dia 14/09.

Notícia | em 11/09/2018

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) assinaram, na segunda-feira (10), um Termo de Cooperação Técnica para disponibilizar novas vagas para reinserção de detentos ao mercado de trabalho, pelo projeto “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça.  Esta cooperação vai garantir sete vagas de trabalho para internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), no TRE, onde detentos, egressos e quem cumpre medidas e penas alternativas assumirão funções administrativas, juntos às obras públicas e serviços

Notícia | em 08/09/2018

Cerca de 45 servidores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), participaram do desfile cívico em comemoração ao dia da Independência do Brasil, neste 7 de setembro, em Belém. O grupamento da Susipe desfilou embarcado em 13 viaturas oficiais. Essa foi a segunda vez que o sistema penal foi convidado para o desfile oficial. A primeira foi em 2011.

Notícia | em 06/09/2018

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré iniciou nesta quinta-feira (06/09) a já tradicional visita às casas penais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), na Região Metropolitana de Belém. O Presídio Estadual Metropolitano III (PEM III), no Complexo Penitenciário de Marituba foi a primeira unidade prisional a receber, neste ano, a visita da imagem.

Notícia | em 05/09/2018

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) lançou, na manhã desta quarta-feira (05/09), o Kabanu - Rede Social; um programa que visa reintegrar pessoas privadas de liberdade e egressos à sociedade e ao mercado de trabalho, por meio de projetos de reinserção social e uso da mão de obra carcerária. A cerimônia de lançamento ocorreu no hall da Escola de Administração Penitenciária (EAP) - campus Belém. Diversas autoridades e empresas parceiras participaram do evento, além dos 47 chefes de reinserção social de todas as unidades prisionais do Estado.