Notícia | em 17/05/2018

O Centro de Detenção Provisória de Icoaraci (CDPI) passa a contar, a partir desta quinta-feira (17), com uma brinquedoteca. O espaço foi equipado por meio de uma parceria entre a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e o Departamento Nacional Penitenciário (Depen), com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar e resgatar o convívio entre os filhos de pais de presos custodiados no Estado.

Notícia | em 16/05/2018

Em fevereiro deste ano, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu conceder Habeas Corpus coletivo para que mulheres grávidas e mães de crianças de até 12 anos que sejam presas provisórias (ainda não condenadas pela Justiça) tenham o direito de ficar em prisão domiciliar para cuidar dos filhos até que tenham o seu caso julgado.

Notícia | em 14/05/2018

Uma marcenaria instalada no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), em Belém, é mais uma das oportunidades de qualificação da mão de obra carcerária no Pará. O projeto, iniciado há 15 anos, já profissionalizou mais de 100 internos do regime fechado custodiados na unidade prisional pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). Atualmente, 11 internos fazem parte do grupo que trabalha na confecção de móveis em madeira MDF.

Notícia | em 14/05/2018

Há dois anos, Alcione do Socorro visita o filho, que cumpre pena no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), no Complexo Penitenciário de Marituba (Região Metropolitana de Belém). Todos os sábados, ela sai do município vizinho de Benevides, e aguarda por até três horas um ônibus passar para levá-la à penitenciária.

Notícia | em 11/05/2018

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) realizou nesta quinta-feira, 10, a premiação do 3º Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e que teve como tema "Mais direitos, menos grades". O evento teve por objetivo a certificação dos internos custodiados no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), que conquistaram os três primeiros lugares de todo o Brasil.

Notícia | em 08/05/2018

Um total de 50 presos custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) trabalham na limpeza e manutenção dos diversos canais que cortam a cidade de Belém. A ação faz parte do projeto “Puxirum”, desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE), em parceria com a Prefeitura de Belém, através da Sesan - Secretaria Municipal de Saneamento.

Notícia | em 07/05/2018

Cerca de 219 internos custodiados na Central de Triagem da Cremação (CTCREMA), em Belém, receberão a vacina contra a gripe H1N1, a partir desta sexta-feira (4). Os detentos e funcionários do sistema prisional fazem parte do público-prioritário da campanha de vacinação do Ministério da Saúde (MS), juntamente com as crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto.

Notícia | em 04/05/2018

A Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) iniciou nesta quinta-feira (3), a obra do muro de segurança da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI). O muro terá uma extensão total de um mil e duzentos metros linear com altura de cinco metros. O objetivo é aumentar a segurança e o controle de entrada e saída dos presos custodiados no regime semiaberto, na unidade prisional.

Notícia | em 04/05/2018

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), realizou um encontro entre diretores de unidades prisionais e servidores penitenciários sobre os procedimentos da Execução Penal desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Estado - TJPA. Na ocasião, o novo juiz de Execução Penal da Capital também foi apresentado aos participantes e promoveu a palestra “Diretrizes da Execução Penal no Pará”.

Notícia | em 02/05/2018

Detentas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém) que fazem parte da Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), primeira cooperativa formada exclusivamente por internas do sistema penitenciário no Brasil, realizaram um curso de capacitação para produção de almofadas decorativas. A iniciativa é da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).