SIC.PA

• Normal

Current Zoom: 100%

Pro Paz prepara internos do Centro de Recuperação do Coqueiro

Além do acesso ao ensino superior, quem faz o exame ainda pode receber remição de pena. O aprovado terá direito a 800 horas de remição, o equivalente a 133 dias, de acordo com a recomendação aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na manhã desta quinta-feira (30) foi realizado mais um “aulão” do Pro Paz Enem para detentos do Centro de Recuperação do Coqueiro, localizado no Conjunto Satélite, em Belém, que se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). A ação é realizada pelo governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A prova do Enem PPL será aplicada nos dias 12 e 13 de dezembro.

As aulas oferecidas pelo Pro Paz Enem têm a finalidade de possibilitar a entrada de detentos e infratores em reabilitação nas universidades, incentivando a qualificação para o mercado de trabalho. “Temos mais de 120 detentos estudando aqui no Centro de Recuperação, e acreditamos muito que a educação seja um dos mais importantes caminhos para a ressocialização. Por isso, eu deposito total confiança no trabalho do Pro Paz, que vem dar essa motivação aos nossos internos, com as últimas dicas antes da prova”, disse Doroteia Soares, diretora do CRC/Satélite.

Este é o terceiro ano consecutivo que os aulões do Pro Paz Enem chegam às unidades prisionais. Bruno Nascimento, 34 anos, que sonha com a graduação em Biologia, estava concentrado no aulão. "Acredito que é um grande incentivo essas aulas preparatórias, que podem mudar nossas vidas através da educação. Estamos aqui, mas queremos uma vida melhor, e estar lá fora. Eu mesmo já passei no Enem uma vez e pude experimentar quão importante é estar na universidade. Vou tentar novamente, e espero que meus colegas também consigam essa oportunidade de mudar sua perspectiva de vida, em busca de um futuro mais promissor”, declarou o interno.

Experiência - A professora Jandaia Tavares, que ministrou pela primeira vez aulas no Centro de Recuperação, declarou que "foi uma grande e surpreendente experiência. Os alunos são concentrados, dedicados e questionadores. Isso demonstra interesse”.

Para Valdenilson Brito, 42 anos, as aulas do Pro Paz Enem são uma novidade e mudaram sua perspectiva sobre o mundo. Ele já possui curso superior de Contabilidade, mas almeja entrar novamente para ser assistente social. "Meus dias aqui me fizeram pensar que essa é uma profissão urgente e necessária, e que eu desejo muito me aprofundar, para, quem sabe um dia, voltar aqui como profissional, para ajudar a outros como eu na busca por uma perspectiva melhor para o futuro", afirmou Valdenilson Brito.

A primeira aula do Pro Paz Enem PPL foi ministrada no dia 29 de novembro, na Central de Triagem Metropolitana II (CTMII). As próximas serão realizadas no Centro de Reeducação Feminino (CRF), localizado na Estrada do Caixa Pará, 5-9, Conjunto Levilândia, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), nos dias 4, 5, 06, 7 e 11 de dezembro.

Depois das provas do Enem, a ação do Pro Paz Enem para Privados de Liberdade prossegue nos dias 14, 15 e 18, para detentos que realizarão, no dia 19 de dezembro, a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), programa que permite a conclusão do ensino médio. (Colaboração de Mayara Souza).

Por Emanuele Corrêa

SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ