Servidores recebem visita da Imagem Peregrina na Susipe

Foto: Akira Onuma
A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à sede da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), na manhã desta segunda-feira (12), foi marcada por muita emoção e demonstrações de fé dos servidores. A Imagem chegou por volta das 9 horas, acompanhada pelo coordenador da Pastoral Carcerária, diácono Ademir Silva, e do Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis. O secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, foi quem conduziu a Imagem dentro da sede da Susipe. A programação faz parte do calendário oficial de procissões do Círio 2019.

De acordo com o Secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, Nossa Senhora de Nazaré tem status de chefe de Estado e essa peregrinação institucional que é feita pela igreja é muito importante porque ajuda na reflexão e na integração de cada servidor público durante o trabalho. "Hoje fomos abençoados com a presença do Dom Antônio e diácono Ademir, que chefia a pastoral carcerária. Ambos conhecem muito bem o sistema carcerário e o trabalho dos servidores da Susipe, portanto esse momento é muito importante para todos nós que vivemos um momento difícil e desafiador, mas também promissor. Nossa Senhora certamente nos ajudará a cumprir as promessas e a dar passos mais firmes para um sistema prisional melhor”, afirmou o secretário.

A celebração de uma missa no estacionamento do prédio-sede reuniu mais de 100 servidores da Susipe. Durante o sermão da missa, o Bispo destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores da Susipe. “A presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nos faz lembrar justamente dessa dimensão simbólica, espiritual e religiosa, que devemos zelar em nós e nas nossas instituições. Esse é um serviço que a igreja presta à sociedade reavivando assim a nossa consciência espiritual, moral, ética e de bem servir, como ensinou Maria. Pedimos graças aos servidores do sistema prisional que está passando por um momento difícil e de muitas provações provações. Vamos rezar para que haja mais serenidade nos nossos presídios e que pouco a pouco o Brasil tenha um sistema prisional mais justo, capaz de respeitar a dignidade daquele que cometeu crime. Que Nossa Senhora de Nazaré abençoe cada servidor e cada interno”, clamou Dom Antônio.

A chefe de gabinete da Susipe, Sheila Faro, fez um agradecimento especial aos servidores do sistema penal. “Quero reforçar o pedido de união entre todos nós. É nesses momentos de dificuldades que temos passado nas últimas semanas que conhecemos melhor quem está do nosso lado e que nos faz amar mais nossos colegas de trabalho. Nos tornamos mais fiéis na luta por um sistema prisional melhor, mais humanizado e mais justo. Espero que em pouco tempo a gente consiga viver momentos de mais tranquilidade. Eu quero muito agradecer a presença de todos, quero muito que continuemos mais fiéis a essa luta e quero pedir a Maria por proteção, benção e força a todos nós”, pediu a chefe de gabinete.

“A sede da Susipe é o coração do sistema carcerário e onde começa todo o processo de ressocialização. Nós sabemos da realidade dura do sistema penal, da superlotação que é consequência do aumento da violência. Parabéns a todos pelo trabalho desde o superintendente até os agentes prisionais”, relatou o diácono Ademir. Além da visita no prédio-sede, outras 18 casas penais da Região Metropolitana de Belém (RMB) também receberrão a Imagem. Na próxima terça-feira (12) a Imagem Peregrina visitará a Central de Triagem da Marambaia. A romaria nas unidades prisionais é uma iniciativa da Arquidiocese de Belém, em parceria com a Susipe, que ocorre desde 1997.

Por: Melina Marcelino / Foto: Akira Onuma.