Susipe inicia o calendário de vacinação contra a gripe nas casas penais de Belém

Cerca de 219 internos custodiados na Central de Triagem da Cremação (CTCREMA), em Belém, receberão a vacina contra a gripe H1N1, a partir desta sexta-feira (4). Os detentos e funcionários do sistema prisional fazem parte do público-prioritário da campanha de vacinação do Ministério da Saúde (MS), juntamente com as crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto.

A enfermeira responsável pelo ambulatório da Central de Triagem, Adelaide do Socorro, destacou a importância da vacinação e o atendimento prioritário aos presos e servidores do sistema penitenciário. “Essa campanha anual criada pelo Ministério da Saúde é muito importante, especialmente para atender o nosso público especifico, a população carcerária e os servidores do sistema, além da equipe de saúde que atende dentro das unidades. Fazendo a prevenção da gripe evitamos a ação do vírus contra doenças cardíacas e do trato respiratório que podem causar quadro graves de enfermidade, especialmente na população privada de liberdade. Para atender a todos iremos realizar a campanha por três dias, dentro da Central, para conseguir atingir os servidores que fazem escala de plantão na unidade, além dos presos,” afirma.

Foi justamente para evitar a gripe que o detento Geraldo dos Santos, 40 anos, fez questão de receber a vacina. “É bom cuidar da saúde e se proteger contra a gripe. Estou há dois meses aqui dentro e é importante a gente se cuidar para não pegar nenhuma doença”, relatou.

O agente penitenciário Cidney Rocha, também foi imunizado contra a gripe. “Sempre que acontecem as campanhas de vacinação dentro das unidades participo. Acho importante preparar o nosso organismo por conta do trabalho dentro das unidades prisionais. Essa atenção especial ao atendimento dos servidores visa a nossa saúde e bem estar”, disse o servidor.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). São priorizados os grupos mais suscetíveis às doenças respiratórias. Ainda segundo o MS, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem decorrer dos casos mais graves da doença que pode até mesmo levar a morte.

Estudos demonstram que a eficácia da vacina contra a influenza chegue ao máximo de 70% de prevenção, reduzindo assim, as hospitalizações por pneumonias, entre outras doenças, do trato respiratório e também evitando problemas cardíacos. A imunização via injeção protege contra os subtipos do vírus influenza – H1N1 e H3N2 e B – e demora cerca de três semanas para produzir os anticorpos que imunizam o organismo.

No Pará, a intenção é vacinar todos os mais de 16 mil presos custodiados pela Susipe. O calendário de vacinação nas unidades prisionais segue até o final do mês. Até agora, a vacinação já ocorreu no Centro de Recuperação Regional de Mosqueiro (CRMO), onde 84,5% da população carcerária já foram imunizadas e no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), onde a campanha atingiu 100% dos presos.

“Atendemos o calendário nacional do Ministério da Saúde, que de 23 de abril a 01 junho. Solicitamos as vacinas para as Secretárias Municipais de Saúde, de cada polo, para que possam fazer a distribuição às casas penais. Cada unidade prepara o seu próprio calendário de vacinação e seleciona o quantitativo de dose necessária para atender os detentos e os agentes penitenciários, de suas respectivas unidades. É importante que possamos alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e poder imunizar o maior quantitativo possível de presos para garantir a saúde da nossa população carcerária, além dos servidores do Sistema Penitenciário”, finalizou a coordenadora da Divisão de Saúde da Susipe, Ana Célia Chagas.

Por Walena Lopes | Foto: Akira Onuma (Ascom/ Susipe).