Susipe lança programa social para gerar emprego e renda a detentos e egressos

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) lançou, na manhã desta quarta-feira (05/09), o Kabanu - Rede Social; um programa que visa reintegrar pessoas privadas de liberdade e egressos à sociedade e ao mercado de trabalho, por meio de projetos de reinserção social e uso da mão de obra carcerária. A cerimônia de lançamento ocorreu no hall da Escola de Administração Penitenciária (EAP) - campus Belém. Diversas autoridades e empresas parceiras participaram do evento, além dos 47 chefes de reinserção social de todas as unidades prisionais do Estado.

O Kabanu - Rede Social será coordenado por Gerson Santos (da Assessoria de Projetos Especiais da Susipe), Ivaldo Capeloni (diretor de Reinserção Social da Susipe) e Carmen Botelho (ex-diretora do Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua). O objetivo do programa é a geração de emprego e renda para a população carcerária do Estado diminuindo assim a reincidência criminal. Atualmente, a Susipe tem convênios com três instituições federais, duas instituições estaduais, cinco municipais, duas organizações sociais e 13 empresas privadas que ao todo ofertam cerca de 500 vagas de emprego a detentos e egressos do sistema penal. No total, mais de 1.800 presos sentenciados (14% da população carcerária paraense) estão inseridos em algum tipo de atividade laboral.

Durante a cerimônia de lançamento do Kabanu as instituições parceiras da Susipe foram homenageadas com a placa de “Empresa Amiga”, por oferecem cursos de qualificação profissional e/ou vagas de trabalho para detentos e egressos. Representantes do Credcidadão, Senac, Seduc, IFPA, OS Pará 2000, Semma, Adapa Mulher, Rede de Cooperativa pela Segurança e Sustentabilidade, CIAL - Alimentos e Tramontina receberam a homenagem. O público também pode conferir uma apresentação de piano de um egresso da Susipe que participou do Projeto "Acordes Livres", que tem o objetivo de promover a descoberta de novos talentos e incentivar a reinserção social dos detentos por meio da música.

O evento terminou com uma visita a sala onde o projeto Kabanu vai funcionar no antigo prédio-sede da Susipe, no bairro da Campina, em Belém. O ambiente foi completamente estruturado e otimizado num modelo de coworking sustentável. A sala conta com painéis gigantes e modernos que contrastam com a arquitetura clássica das instalações e será um espaço de encontro para reuniões de trabalho e negócios com os parceiros.

Para saber mais informações sobre o Kabanu - Rede Social é só entrar em contato pelo telefone (91) 3223-1503 ou pelo e-mail: kabanu@webmail.susipe.pa.gov.br

Por Assessoria de Comunicação Social

Em conformidade com a legislação eleitoral (Lei 9.504/ 1997, Lei 13.303/ 2016, Resoluções TSE - Eleições 2018), comunicamos que a Susipe suspendeu temporariamente as atualizações de reportagens e matérias institucionais neste site, e irá publicar apenas releases e notas. O atendimento a imprensa continua sendo feito normalmente pelos telefones (91) 3239-4230 e 98896-5319/ 98895-7702 e pelo e-mail: acssusipe@gmail.com