SIC.PA
                                                    Serviço de
                                                    Informação ao
                                                    Cidadão

                   

Contraste:

  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Zoom:

  • Increase
  • Decrease
  • Normal

Current Zoom: 100%

Susipe realiza curso de gerenciamento de crise em Itaituba

Versão para impressãoEnviar por e-mailVersão em PDF
Este é o primeiro curso com essa temática na unidade.

A Escola de Administração Penitenciária (EAP) realiza o curso de gerenciamento de crise e defesa social para 52 servidores da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) que trabalham no Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI). Entre os participantes estão agentes prisionais, auxiliares administrativos, médicos, dentistas e demais funcionários.

O curso, dividido em duas etapas, é realizado no 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), parceiro na iniciativa. O primeiro módulo foi realizado de 13 a 18 deste mês e o segundo está ocorrendo até o dia 26, no mesmo local. Este é o primeiro curso com essa temática na unidade, a fim de padronizar as normas e procedimentos de segurança dentro do cárcere, assim como compartilhar as técnicas mais atualizadas de procedimentos. Ainda no curso são abordados temas como a humanização dentro do cárcere e maneiras de contribuir para a ressocialização dos internos.

Os procedimentos de segurança e enfretamento em situações de emergência serão tema do segundo módulo do curso, que de forma prática ajuda a reduzir os riscos coletivos dentro do sistema carcerário, como explica o instrutor Ringo Alex Frias. “A revisão prática da atividade carcerária é muito importante para que os agentes penitenciários conheçam e pratiquem o que diz o manual de procedimentos da Susipe. O uso adequado da algema e das eclusas, a comunicação via rádio, revista, tudo isso se feito de maneira correta beneficia diretamente os trabalhos penitenciários, além de garantir a segurança dos profissionais e prevenir eventos de fuga e motim”.

Para a diretora do CRRI, Socorro Oliveira, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso irão contribuir para melhorar e aprimorar a gestão penitenciária na unidade prisional. “Com este curso eles irão estar aptos para trabalhar com mais segurança e saber como proceder para manter a ordem, a disciplina e até mesmo se defender em uma situação que apresente ameaça à sua vida dentro da unidade prisional, como em uma rebelião, por exemplo”, afirmou a gestora da unidade.

Raimundo Nonato da Silva trabalha como agente prisional há 16 anos e vê com entusiasmo a capacitação proporcionada aos funcionários. Segundo ele, quando ingressou no sistema penal não havia cartilha e nem muitas orientações sobre como proceder, realidade totalmente diferente da vivida atualmente.

“É bem interessante e gratificante fazer cursos como esse. A gente antes começava a trabalhar e ia aprendendo, hoje não, temos momentos como esse para estar sempre aprendendo mais um pouquinho, se atualizando. O tema é muito interessante porque um detalhe que é falado pode melhorar e muito o nosso trabalho e até salvar as nossas vidas”, avaliou. Ao final do curso, uma cerimônia será realizada para a entrega dos certificados.

A Susipe promove a formação continuada aos servidores por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), além de cursos, oficinas e palestras realizadas com instituições parcerias em cada centro de recuperação. O próximo curso a ser realizado pela EAP será de o Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Por Aline Saavedra | Foto: Divulgação/ Susipe
Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará

 

SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
Rua dos Tamoios, 1592  -  Batista Campos  -  CEP 66033-172 - Belém/ PA
FONE: (91) 3239 4210