Nota

Nota

Internos finalizam protestos após nove dias

Na manhã desta quinta-feira (21), foram encerradas todas as paralisações que estavam acontecendo desde o dia 11 de março em 17 centros de detenção da Região Metropolitana de Belém e do interior do estado. As paralisações duraram nove dias e aconteceram de forma pacífica. Os detentos estavam protestando contra a superlotação e contra o maior rigor nos procedimentos operacionais de disciplina no cárcere.
 

Governo irá investir em tecnologia para substituir bloqueadores de celular nos presídios do Pará

A Susipe esclarece que um estudo de segurança institucional, junto com a Anatel, detectou recorrentes falhas no bloqueio do sinal de celulares, nos presídios onde os bloqueadores foram instalados. De acordo com a análise técnica, o problema se dá em razão da alta frequência utilizada pela operadoras de telefonia celular que tem torres de transmissão próximas aos centros de detenção. Dessa forma, o Governo do Pará decidiu substituir os equipamentos por novas tecnologias que possam reforçar a segurança no controle de acesso às unidades prisionais do Estado.

Detentos beneficiados com a saída temporária da Semana Santa e foragido da Justiça são presos em Belém

Felipe Lima Santos e Elves Oliveira de Souza, custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) e Elias Chaar, foragido desde outubro do ano passado, do Centro de Recuperação Penitenciário I (CRPPI), foram autuados em flagrante, na tarde de ontem (20/3), por tentativa de roubo, no bairro do Telégrafo, em Belém.

Os dois primeiros já cumpriam pena em regime semiaberto e tinham recebido da Justiça o benefício da saída temporária para a Semana Santa, sendo liberados no último dia 18/3.

Detento é encontrado morto em cela de presídio de Altamira

A Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe confirma a morte de um interno custodiado no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT), na tarde de ontem, (19/03). Por volta das 16h20, durante ronda de rotina após a tranca das celas, agentes prisionais encontraram o corpo do interno na cela B, módulo 2, do anexo  C da unidade prisional. O preso Valdecir Junior de Sousa Lima apresentava indícios de asfixia mecânica (enforcamento) e foi encontrado sozinho na cela. A Susipe informa que o Instituto Médico Legal realizou a remoção do corpo.

Susipe apresenta equipe da PNAISP que irá atuar em Bragança

Na manhã desta segunda-feira (18), ocorreu uma reunião entre a Diretoria de Assistência Biopsicosocial (DAB) da Susipe, representantes da direção do Centro de Recuperação Regional de Bragança e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião teve como objetivo apresentar a equipe da PNAISP (Política Nacional de Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade) que vai atuar na unidade prisional, na assistência à saúde básica dos detentos e de programas do SUS nas penitenciárias.

Prodepa realiza treinamento com servidores da Susipe

Na manhã de segunda (18/03), servidores da Susipe, participaram de treinamento de atualização dos Processos Administrativos Eletrônicos (PAE) do Governo do Estado. 
 
O treinamento acontece até a sexta-feira (22/03), com o objetivo de capacitar os servidores administrativos a utilizarem os serviços digitais do governo, por meio do PAE. 
 

Dois detentos são encontrados mortos em central de triagem de Ananindeua

A Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe confirma a morte de dois intentos custodiados na Central de Triagem da Cidade Nova (CTCN), na manhã de hoje (18/03).

Durante ronda de rotina, por voltas das 6h30, agentes prisionais encontraram os corpos dos detentos nas celas 4 e 5. As vítimas foram identificadas como Jeferson Luiz dos Santos  Assunção e Charles Michel dos Santos Leão. As vítimas apresentavam indícios de asfixia mecânica (enforcamento). A causa da morte deve ser confirmada após necrópsia.

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com “ovos” de maconha em presídio

A Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe confirma que uma mulher identificada como Sabrina Lopes da Silva, foi presa ao tentar entrar por volta das 11h, no Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura, em Santarém, com maconha dentro de sete ovos. 
 
Durante o procedimento de revista, a equipe de agentes penitenciários desconfiou por que a cuba de ovos não fechava. 
 

Susipe e FIOCRUZ realizam campanha contra a tuberculose nos presídios

A Diretoria de Assistência Biopsicossocial da Susipe, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), realizou nos últimos dias 13 e 14 de março, uma campanha de conscientização no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Mais de 60 agentes prisionais do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I (CRPP I) participaram de uma palestra com objetivo de conscientizar os servidores sobre a importância, a prevenção e o tratamento adequado à tuberculose nos presídios.